Plásticos são prejudiciais à saúde das crianças devido a má qualidade.
Com isso, o preparo e o armazenamento de alimentos pode ser comprometido, isso porque uma das substâncias presentes no plástico que é o Bisfenol A ou BPA, possui a capacidade de migração para os alimentos.
O BPA é uma substância química usada na produção de uma resina chamada policarbonato, utilizada na produção da maioria dos plásticos.
Sendo assim, ela compõe as garrafas de água, potes plásticos, copos e mamadeiras. São resistentes à temperatura e a impactos, além de serem transparentes.
Por isso, há um grande interesse da indústria no uso dessa substância.
Porém o BPA pode causar diversos problemas à saúde. Diversos estudos têm mostrado que a substância pode se comportar como hormônio sexual no corpo humano ao ser ingerida através de alimentos contaminados, geralmente por terem sido armazenados em recipientes compostos ou revestidos por BPA que aos poucos foi migrado para os alimentos.
Dessa forma, no organismo humano, pode influenciar na ação de algumas glândulas e de alguns hormônios.
Plásticos são prejudiciais à saúde das crianças podendo causar:
O BPA pode causar problemas neurológicos, como déficit de atenção e de memória, e problemas endócrinos, principalmente em bebês e crianças. Também pode estar relacionado a problemas reprodutivos, obesidade, diabetes tipo 2, disfunção da tireoide e alguns tipos de câncer como próstata e mama.
No Brasil, as mamadeiras com BPA voltados para menores de 12 meses foram proibidas de serem importadas pela a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).
No entanto, outros utensílios de plástico usados por crianças pequenas, como copos, pratos, talheres e chupetas ainda são permitidos.Também não foram incluídas latas de leite em pó que podem conter BPA em seu revestimento. Outros países como Canadá e Estados da União Europeia já não permitem.
A boa notícia é que apesar de vivermos cercados de plásticos para todos os lados, é possível encontrar ótimos substitutos para os utensílios de plástico usados no dia-a-dia da alimentação das crianças.
Utilize utensílios de vidro, aço inox ou bambu, de preferência, sem tintas ou substâncias tóxicas. Se for usar objetos plásticos, certifique-se que são BPA free. Se não tiver informações no produto ou na caixa ou etiqueta, verifique no site do fornecedor.
Leia também: Os primeiros 1000 dias de vida
Dicas para evitar o BPA
- Evite a todo custo as embalagens com numeração 3 ou 7 que indica uso de derivados do petróleo ou não são nem caracterizados assim com grande potencial tóxico
- Nunca aqueça no micro-ondas alimentos e bebidas em embalagens plásticas sem saber se é BPA free. O bisfenol A é liberado em maiores quantidade quando aquecido.
- Não refrigere alimentos em plásticos no freezer. Também ocorre maior liberação de substâncias nocivas no resfriamento intenso.
- Evite bebidas e alimentos enlatados. As latas são revestidas de bisfenol A que ficam em contato direto com o produto.
- Não utilize detergentes fortes, esponjas de aço ou máquina de lavar louça para lavar recipientes de plásticos, pois podem danificar o produto.
- Descarte utensílios de plástico lascados ou arranhados.
- Se possui potes que não sabe a procedência saiba que alimentos ricos em gordura, muito açucarados ou com molhos podem potencializar a migração ao serem cozidos ou aquecidos em recipientes inadequados. Não aqueça no micro-ondas ou coloque no freezer.
Saiba que nós Pediatras podemos ajudar nessa fase da introdução alimentar.
Agende uma consulta clicando aqui